Submissão

O prazo para envio das submissões do pôster e artigo é até 27/10/2024

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

– Os artigos deverão ser inéditos  e dos próprios autores para fins de publicação no CNIT 2024.

– A responsabilidade sobre ineditismo é exclusiva dos autores, sujeito a pena de impedimento de apresentações futuras no CNIT ou outras sanções previstas . A organização do CNIT não compactuam com trabalhos que sejam cópia, plágio ou semelhantes.

– Máximo de 5 (cinco) autores por artigo, sendo obrigatório o orientador do trabalho;

– Somente serão aceitos para avaliação os artigos que se enquadrem nas Áreas e subáreas temáticas do CNIT e que sigam o Modelo de Formatação de Artigo disponível no site;

– Os trabalhos serão submetidos exclusivamente pelo sistema de submissão do CNIT, impreterivelmente até às 23h59 (horário oficial de Brasília), do dia 27 de outubro de 2024.

REGRAS PARA SUBMISSÃO

– O resumo deverá seguir o padrão Papel: A4 (21 cm x 29.7 cm); Fonte: Arial 11 e título e subtítulos 12, cor preta. Margens: esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm. Estrutura: o resumo deve apresentar o título e subtítulo do trabalho (opcional), centralizado, em caixa alta e em negrito, espaçamento simples com, no máximo, 3200 caracteres com espaços, com notas de rodapé somente explicativas, seguindo as regras da ABNT para artigos científicos;

– O Artigo deverá ser submetido em duas formas, um arquivo em PDF com o nome dos autores e outro não identificado (sem nome dos autores);

– Traduções literais de qualquer natureza devem ser inseridas como citações;

– O idioma principal do evento é o português;

– Não serão permitidas alterações de qualquer natureza após o término do prazo de submissão. Inclusive alterações de autoria e dados dos autores inseridos previamente;

CONDIÇÕES PARA APRESENTAÇÃO E PUBLICAÇÃO

– Não há cobrança de taxa de submissão, todavia um dos autores deverá se inscrever no congresso.

– Apenas os trabalhos com pelo menos um dos autores inscritos poderão apresentar o artigo no evento.

LIMITES DE SUBMISSÃO E APROVAÇÃO

– No máximo 3 (três) artigos por autor, independentemente da relação de autoria e da categoria de submissão;

– Máximo de 5 (cinco) autores por artigo, sendo obrigatório o orientador do trabalho.

CATEGORIAS PARA SUBMISSÃO

Sessão Temática

– Educação, Sociedade e Políticas Públicas no Setor Portuário

– Economia

– Tecnologia

– Logística

Premiações

Serão premiados os melhores artigos apresentados, sendo considerados os três melhores artigos pontuados na avaliação.

MODELO PARA SUBMISSÃO

O trabalho deverá ser submetido em arquivo PDF, conforme modelo disponibilizado:

IMPORTANTE: O envio do resumo é obrigatório para que a submissão seja completa. Os arquivos deverão ser enviados na versão final em PDF. É de responsabilidade dos autores os dados neles inseridos. Não serão permitidas alterações após o fim do prazo de submissão.

Termos e Condições

O artigo publicado passa a ser vinculado  ao CNIT e não sendo mais possível  publicar em outros periódicos , congressos, etc.  É de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo ao CNIT apenas a avaliação dos artigos e  não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.

Todos os trabalhos aprovados passarão pela análise para verificação de eventual plágio e poderão ser reprovados, mesmo após aprovados para publicação, havendo confirmação de plágio será comunicado aos autores sua exclusão.

Os Anais do Congresso Nacional Integra Portos (CNIT)  publicará todos os artigos enviados e apresentados no congresso.

ÁREAS TEMÁTICAS

Educação, Sociedade e Políticas Públicas no Setor Portuário

  • Profissionalização do trabalhador portuário no contexto tecnológico.

  • Práticas portuárias no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento
    Sustentáveis.

  • Programas e projetos sociais voltados às comunidades no entorno portuário.

  • Políticas Públicas para a Inovação Sustentável do Setor Portuário.

  • Problemas sociais das cidades portuárias.

  • Relação entre a Administração municipal e portuária: conflitos e soluções já em prática em portos brasileiros.

  • Os portos como geradores de empregos e renda.

  • Regras de convivência e compartilhamento de áreas públicas.

Economia

  • Tecnologia portuária e a sua influência no crescimento econômico do País.

  • Cadeia de valor dos principais produtos brasileiros de exportação.

  • Industrialização dos portos brasileiros.

  • ZPEs.

  • Resiliência da cadeia de suprimentos dos produtos brasileiros.

  • Participação dos portos no PIB.

  • Comércio exterior brasileiro e sua inserção mundial.

  • Exploração de novos mercados.

  • Alavancagem da balança comercial.

Tecnologia

  • Descarbonização.

  • Eficiência energética.

  • Novas fontes de energia em desenvolvimento.

  • Preservação ambiental nos portos e seus entornos.

  • Aumento na eficiência portuária.

  • Sensoriamento de equipamentos (IoT) e uso intensivo de análise de dados e computação em nuvem.

  • Uso do 5G nas operações portuárias.

  • Veículos autônomos nos processos portuários.

  • Automação de sistemas, processos e equipamentos portuários.

Logística

  • Perspectivas de modernização na infraestrutura de transportes no Brasil: expansão da malha ferroviária e modernização da estrutura portuária.

  • Navegação interior e a realidade dos portos do arco norte.

  • Necessidades atuais e futuras de infraestrutura: metas para 2050.

  • Relações entre Portos e cidades.

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