Submissão

O prazo para envio das submissões é até 31/10/2023

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

– Os artigos deverão ser inéditos  e dos próprios autores para fins de publicação no CNIT 2023.

– A responsabilidade sobre ineditismo é exclusiva dos autores, sujeito a pena de impedimento de apresentações futuras no CNIT ou outras sanções previstas . A organização do CNIT não compactuam com trabalhos que sejam cópia, plágio ou semelhantes.

– Máximo de 5 (cinco) autores por artigo, sendo obrigatório o orientador do trabalho;

– Somente serão aceitos para avaliação os artigos que se enquadrem nas Áreas e subáreas temáticas do CNIT e que sigam o Modelo de Formatação de Artigo disponível no site. (Templates disponíveis na área restrita);

– Os trabalhos serão submetidos exclusivamente pelo sistema de submissão do CNIT, impreterivelmente até às 23h59 (horário oficial de Brasília), do dia 31 de outubro de 2023.

REGRAS PARA SUBMISSÃO

– O artigo deve ter de 10 a 12 páginas, inclusive contando com as referências;

– O Artigo deverá ser submetido em duas formas, um arquivo em PDF com o nome dos autores e outro não identificado (sem nome dos autores);

– Traduções literais de qualquer natureza devem ser inseridas como citações;

– O idioma principal do evento é o português,;

– Não serão permitidas alterações de qualquer natureza após o término do prazo de submissão. Inclusive alterações de autoria e dados dos autores inseridos previamente;

CONDIÇÕES PARA APRESENTAÇÃO E PUBLICAÇÃO

– Não há cobrança de taxa de submissão, porém caso o artigo(s) seja(m) aprovado(s), um dos autores deverá se inscrever no evento até 10 de novembro de 2023. Apenas os trabalhos com pelo menos um dos autores inscritos poderão apresentar o artigo no evento;

– Todo o artigo inscrito será publicado nos Anais do evento;

– Todo o artigo publicado e apresentado terá atribuído um número coletivo de DOI dos anais do congresso.

LIMITES DE SUBMISSÃO E APROVAÇÃO

– No máximo 7 (cinco) artigos por autor, independentemente da relação de autoria e da categoria de submissão.

CATEGORIAS PARA SUBMISSÃO

Sessão Temática

Todos os autores são convidados a publicar nas áreas e subáreas temáticas do CNIT.

– Saúde e segurança do trabalho portuário

– Práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) no ambiente do trabalho portuário

– Regulação portuária e ambiental

– Tendências tecnológicas e o seu impacto no ensino portuário

– Desenvolvimento tecnológico e inovações para o setor portuário.

Premiações

Serão premiados os melhores artigos apresentados, sendo considerados os três melhores artigos pontuados na avaliação.

MODELOS PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO

O trabalho deverá ser submetido em arquivos PDF, conforme modelos disponibilizados:

IMPORTANTE: O envio do template de Artigo, Pôster e Pich de Inovação são obrigatórios para que a submissão seja completa. Os arquivos deverão ser enviados na versão final em PDF. É de responsabilidade dos autores os dados neles inseridos. Não serão permitidas alterações após o fim do prazo de submissão.

Termos e Condições

O artigo publicado passa a ser vinculado  ao CNIT e não sendo mais possível  publicar em outros periódicos , congressos, etc.  É de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo ao CNIT apenas a avaliação dos artigos e  não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.

Todos os trabalhos aprovados passarão pela análise para verificação de eventual plágio e poderão ser reprovados, mesmo após aprovados para publicação, havendo confirmação de plágio será comunicado aos autores sua exclusão.

Os Anais do Congresso Nacional Integra Portos (CNIT)  publicará todos os artigos enviados e apresentados no congresso.

ÁREAS TEMÁTICAS

Logística portuária: cadeias de suprimento e valor nas exportações e importações pelos portos brasileiros.

  • Corredores de exportação e importação.

  • A cadeia de valor dos principais produtos brasileiros de exportação.

  • Hubports e hinterlândia.

  • Industrialização dos portos brasileiros.

  • ZPEs.

  • Resiliência da cadeia de suprimentos dos produtos brasileiros.

  • Comércio exterior e as exigências de infraestrutura logística.

Influência dos portos no crescimento econômico do País.

  • Participação dos portos no PIB: expectativas e possibilidades.

  • Comércio exterior brasileiro e sua inserção mundial.

  • Exploração de novos mercados.

  • Alavancagem da balança comercial.

  • A posição do Brasil frente a prováveis alterações na geopolítica mundial.

Perspectivas de modernização na infraestrutura de transportes no Brasil: expansão da malha ferroviária e modernização da estrutura portuária.

  • Novas ferrovias e o escoamento de produtos para os portos brasileiros.

  • Navegação interior e a realidade dos portos do arco norte.

  • Necessidades atuais e futuras de infraestrutura: metas para 2050.

  • Aumento na eficiência portuária.

Relações entre Portos e cidades.

  • Os portos como geradores de empregos e renda.

  • Problemas sociais das cidades portuárias.

  • Relação entre a Administração municipal e portuária: conflitos e soluções já em prática em portos brasileiros.

Saúde e segurança do trabalho portuário.

  • Legislação e fiscalização.

  • Boas práticas.

  • Regras de segurança para novas instalações, como terminais de regaseificação e portos offshore.

Práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) no ambiente de trabalho.

  • Descarbonização dos portos.

  • Eletrificação de equipamentos.

  • Eficiência energética.

  • Uso de energia eólica e solar nos portos brasileiros.

  • Novas fontes de energia em desenvolvimento: hidrogênio.

  • Preservação ambiental nos portos e seus entornos.

  • Programas e projetos sociais voltados às comunidades no entorno portuário.

Regulação portuária e ambiental.

  • Contratos, arrendamentos e regulamentos licitatórios.

  • Multas e punições decorrentes de infrações e quebra de contrato.

  • Regras de convivência e compartilhamento de áreas públicas.

  • Crimes e contravenções no âmbito portuário.

  • Enquadramento e finalidade na execução de serviços portuário.

  • Adequação de serviços e procedimentos obrigatórios.

Tendências tecnológicas e o seu impacto no ensino portuário

  • Eletrificação de equipamentos portuários: mudanças operacionais e de gestão.

  • Digitalização portuária e a formação de profissionais na área.

  • Sensoriamento de equipamentos (IoT) e uso intensivo de análise de dados e computação em nuvem.

Desenvolvimento tecnológico e inovações para o setor portuário.

  • Uso do 5G nas operações portuárias.

  • Veículos autônomos nos processos portuários.

  • Automação de sistemas, processos e equipamentos portuários.